Rebuçados da Régua

Rebuçados da Régua

Nome do Produto regional:
Rebuçados da Régua

Onde Comprar:

As rebuçadeiras encontram-se a apregoar e a vender os famosos rebuçados junto à estação de comboios da Régua, local de chegada de muitos turistas que visitam a cidade.

Informação adicional

“Olha o rebuçado da Régua, levem rebuçados da Régua!” Quem chega à Régua de comboio é saudado desta forma pelas Rebuçadeiras que de bata e lenço brancos vão vendendo rebuçados no largo e na estação da CP. Na década de 40, quatro moças de bata verde vendiam água em bilha, a 15 tostões; água em cantarinha, cada copo, a 2 tostões; bolachas e fruta e os já famosos Rebuçados da Régua, três pacotes, 5€.

Os Rebuçados da Régua começaram por ser vendidos nas festas locais e das redondezas. Nessa altura, destacavam-se dois vendedores: o “Prosa” e o “Cândido Rebuçadeiro”. Actualmente, os Rebuçados fazem parte da identidade de Peso da Régua, elementos de uma tradição que se tem mantido viva ao longo das gerações. Cada Rebuçadeira confecciona os rebuçados de um modo muito próprio.

Sugestão de Confecção:

Depois de o açúcar estar em ponto, junta-se duas cascas de limão, utiliza-se uma pedra mármore, untada com margarina e passa -se para um plástico esticado numa mesa, ainda a ferver vão-se cortando os rebuçados com as mãos, um a um, rápida e habilmente, para depois os embrulhar em forma de laçarotes.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Deixe o seu comentário

*
 
 
 
 
Read previous post:
Vindimas no Douro para Turistas

Vindimas no Douro para Turistas Nome do Actividade: Vindimas no Douro para Turistas Informação adicional

Close