Manifestação dos Lavradores do Douro – dia 31 de Agosto

Os Lavradores Independentes do Douro manifestam-se a 31 de Agosto.

Deixamos aqui a notícia do jornal “Notícias de Vila Real” na integra.

Terá lugar, no próximo dia 31 de Agosto, no Largo da Estação do Peso da Régua, a partir das 8.30h, uma manifestação em defesa dos vitivinicultores do Douro e da Região Demarcada do Douro, promovida pelos Lavradores Independentes do Douro (LID), um movimento…

…apartidário constituído por “todos os que se preocupam com a terrível crise económica que se está a sentir em toda a Região Demarcada do Douro e, em particular, com as pessoas que dependem da sobrevivência desta”. Esta manifestação nasce do desagrado com a redução, em 2011, das 110 mil para 85 mil pipas de benefício. “Face a esta grave situação, foi lançado o apelo ao envolvimento de todos os intervenientes responsáveis e apresentadas várias propostas concretas”, esclarece o LID, em comunicado.

Entre as propostas entregues no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), acompanhadas de várias dezenas de assinaturas, o movimento pretende “uvas para mosto generoso entre 1300 euros – letra A até 950 euros para letra F”, “uvas de moscatel preço base 550 euros”, “uvas para vinho de mesa com castas seleccionadas entre os 400 euros e os 600 euros” e “para as restantes uvas, sem diferenciação de castas, entre 300 euros e 350 euros”.

O LID lamenta que, decorrido já um mês, não tenha obtido qualquer resposta. “Isto fez com que todos se unissem em torno da região e das suas gentes durienses, alargando o movimento iniciado pela meia dúzia de agricultores que entregou as referidas propostas, procurando uma resposta para uma situação de enorme gravidade”, revelam.

Segundo o movimento, a preparação desta manifestação apartidária e pacífica envolve sete dos 22 concelhos que pertencem à Região Demarcada do Douro. “Apela-se a que se tomem medidas concretas, objectivas e imediatas para que esta não seja a última vindima para os que tanto lutaram pela sobrevivência da Região Demarcada do Douro”, alerta o LID.”
Fonte:http://www.noticiasdevilareal.com/

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

One Comment

Dourience on at says:

Agora que toda a gente plantou vinhas indiscriminadamente e sem licenças é que berram agora peçam ao Governo que pague para arrancar vinha que até aqui foi um encher o saco dos grandes e os pequenos roubaram-lhe o beneficio grande cambada de gatunos que temos em Portugal

Deixe o seu comentário

*
 
 
 
 
Read previous post:
O Douro pode estar em risco de perder a designação Património da Humanidade

Municípios do Douro pedem entidade única para a região Recentemente encontramos uma notícia num blog que nos parece importante publicar...

Close