«Douro Valley» Novo portal do Douro custou 580 mil euros!

O projeto está integrado no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro e representou um investimento de cerca de 580 mil euros, cofinanciado pelo programa «ON.2 – O Novo Norte».
 

“Entrou online na internet, dia 24 de Janeiro de 2012, o primeiro portal de divulgação e promoção turística da região do Douro, chamado “Douro Valley”, com notícias, eventos, pontos de interesse e itinerários, com dezenas de artigos descritivos, com fotografias e vídeos ilustrativos, dos principais atractivos da região, com este endereço .

O portal é promovido pelo CITMAD – Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro, em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (entidade coordenada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, INESC), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Universidade do Porto (através da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Economia), e com o apoio da Estrutura de Missão do Douro, sendo ainda co-financiado pelo programa “ON.2 – O Novo Norte”.

Conta com uma aplicação geográfica, chamada “geoDouro”, que permite ao utilizador navegar pelos pontos de interesse e itinerários visualizados num mapa, definir a sua localização para calcular distâncias em linha recta a outros pontos, e assim construir a sua própria viagem, estabelecendo um roteiro composto pelos pontos de interesse ou itinerários seleccionados.

Possui ainda outra área, o “inDouro”, onde se encontram reunidas notícias, eventos e destaques de pontos de interesse, constantemente actualizados. Os eventos, em particular, são geo-referenciados, tal como os pontos de interesse e itinerários.

Neste portal é ainda possível identificar e reservar directamente alojamento no Douro, através de uma parceria estabelecida com o Booking.com.

Representando um investimento de 580 mil euros (70% financiados por fundos comunitários), o portal demorou cerca de dois anos a ser concretizado.

O objetivo principal é o de se constituir numa montra virtual da região, com impacto nacional e internacional, que divulgará os recursos e produtos do Douro, focando-se nas dimensões económica, turística, social e cultural.

Na conferência de apresentação do portal à imprensa, no Palácio da Bolsa, no Porto, o Chefe de Projecto da Estrutura de Missão do Douro, Eng.º Ricardo Magalhães, acentuou sobre o portal, “O Douro vai beneficiar de uma ferramenta, um instrumento de divulgação e projecção…” e que ainda “…deve ajudar a vender o que de melhor se faz no Douro.”

O Eng.º Edgar Secca, representante do CITMAD ainda referiu também “…queremos ajudar neste designio nacional”, no que respeita à promoção da Região do Douro que é Património Mundial pela UNESCO, há 10 anos.

De seguida o Prof. Doutor Mário Jorge Leitão do INESC Porto, apresenta um portal, com diversas funcionalidades, de interesse a quem visita a zona e de fácil navegação, infelizmente ainda só em português para o seu arranque, estando assegurado o lançamento, em fevereiro, das versões em inglês e espanhol.

Contou ainda com a presença de um representante da UTAD, o Prof. Doutor João Barroso e para finalizar do Presidente da Associação Comercial do Porto, o Dr. Rui Moreira, que mostrou o seu total apoio ao projecto.

Uma boa ferramenta para quem deseja conhecer, re-explorar ou aprofundar o que a região do Douro tem para oferecer.”
Fontes: http://hardmusica.pt/ e http://www.diariodetrasosmontes.com/

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

One Comment

João on at says:

Estamos a brincar??? Isto é um pagode! Depois duvidam onde vai parar o dinheiro do QREN e porquê anda tanto alarido em volta desse dinheiro… 580.000€ por um site (mesmo contando com algumas aplicações específicas que andam lá pelo meio) é simplesmente ridículo tenha ele o tamanho que tiver e as funcionalidades que tiver! Um autêntico roubo! Claramente é mais um daqueles projectos para encher a barriga de muitos bons administradores…

Deixe o seu comentário

*
 
 
 
 
Read previous post:
Passagem de ano no Douro – 2011/2012

Descubra os melhores programas de fim de ano no Douro. A região do Douro convida, uma vez mais, a uma...

Close