Rota da Vindima pelo rio Douro

Nova imagem

Durante os meses de setembro e outubro, centenas de vilas localizadas nas margens do rio Douro, preparam-se para receber os amantes do vinho que se deslocam a esta região, quer através de carro próprio, quer através de agências de viagens ou mesmo em alugarcarrosbaratos.pt – Porto para percorrer a região para viver a época da vindima.

A região do Douro mostra-se ao visitante através da beleza das suas paisagens deslumbrantes, onde terraço desenhado nas encostas das montanhas e do terreno em declive, que termina junto ao Rio Douro. É nesta área onde vinhas cujas uvas esperam de serem apanhadas.

Rota da Vindima

Nas margens do Rio Douro encontramos as populações que historicamente preparam os “Rabelos” (barco onde se tranportava as pipas vinho) até ao Porto. Conhecer esta zona é descobrir as suas paisagens viajando de barco, comboio ou carro.

Nova imagem (2)

Pinhão: Esta é uma cidade tranquila, que floresce no outono com a chegada dos vindimadores em todo o país. Historicamente, a partir do Pinhão transportava-se de barco ou comboio o vinho. A sua estação ferroviária, muito bonita, tem paredes decoradas com azulejos onde se representa desde a apanha da uva até ao transporte para o Porto.

Covelinhas: Famosa pelo miradouro de São Leonardo da Galafura a partir do qual oferece uma vista espectacular dominada pelo rio Douro, marcado por fileiras de vinhas que se estendem até as encostas da montanha.

No caminho há várias quintas em que se recomenda para visitar as caves e degustações de vinhos. A oferta de casas e propriedades onde o vinho é produzido nesta região está se tornando cada vez mais abundante. Deve escolher melhor os localizados nas pessoas mais famosas.

Peso da Régua: è o centro produtor da região vinícola. A vila inteira está praticamente dedicado ao Vinho do Porto. Tabernas e Casa do Douro oferecem dos tintos mais antigos aos mais recentes.

Nesta cidade uma visita à Casa do Douro é uma obrigação. Este é um edifício histórico que hoje abriga uma indústria de vinho do porto uma organizações reguladora, instalado aqui para garantir o ganho dos pequenos produtores. Portanto, é dedicado-se á compra e á produção de uva da região para vender para grandes navios exportados do Porto para fora de Portugal.

Lamego: Este é um exemplo de turismo cultural, que, juntamente com o etnológico, oferece á região do Douro, tão rica por suas paisagens e tradição do vinho como o seu legado artístico.

Esta cidade, situada na margem sul do rio Douro, destaca o valor artístico e cultural de algumas das suas jóias arquitectónicas. É também uma cidade conhecida por sua duas construções românicas fruto de arte sacra.

O Vinho do Porto

Nova imagem (3)

Este vinho apreciado internacionalmente, pertence ao gênero conhecido como “vinho fortificado”, ou seja, o produto de adição de aguardente para o vinho quando ele ainda está em fermentação. É um vinho produzido nas vinhas da região vitivinícola do Alto Douro, antes do século XVIII era conhecida por seus vinhos tintos e brancos, em seguida, consumidos no exterior.

O Vinho do Porto tem seis tipos de tintos doces e branco seco: Ruby (o mais jovem e mais frescos), Tawny, Colheita, LBV, Crusted e Vintage. A última é a mais alta qualidade; ele só é produzido em safras excepcionais consideradas pelo Instituto do Vinho do Porto.

A visita ao Porto e á região do Douro é sem dúvida um momento perfeito para provarcolheita da origem mais antiga do mundo. Esta é uma grande oportunidade de desfrutar também da cidade do Porto, onde a abertura do The Yeatman Porto, o primeiro hotel do país dedicado ao Vinho do Porto.

Nova imagem (1)

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Deixe o seu comentário

*
 
 
 
 
Read previous post:
Destinos de viagem e hotéis no Douro

O Douro ou, mais concretamente, a região vinhateira do Alto Douro, foi classificado em 2001 como Património da Humanidade pela...

Close