Bola de Lamego

Bola de Lamego

Nome do Produto Regional:
Bola de Lamego

Onde Comprar:
Esta delicioso produto regional é vendido nas tradicionais pastelarias por toda a cidade de Lamego.

Informação adicional
A tradicional Bola de Lamego saboreada como uma verdadeira iguaria, é um dos pratos típicos de Lamego, servida como entrada ou petisco. Tendo como base uma criteriosa selecção dos ingredientes, associa-se a uma massa fofa diversos recheios, desde o presunto (ex-líbris da gastronomia local), vinha d`alhos, sardinha, presunto, salpicão ou bacalhau.
Tendo como palco a “sala de visitas” da cidade de Lamego – a Avenida Dr. Alfredo de Sousa – aos pés do Santuário dos Remédios, foi o local escolhido para promover a Feira da Bola, com duração de três dias, constituindo um ponto de encontro para os profissionais do sector e para milhares de visitantes. Durante o certame, houve uma promoção especial: na compra de duas bôlas era possível adquirir uma garrafa de espumante Raposeira por apenas 2,5€.
Fiel a uma receita muito antiga, as bôlas de presunto, bacalhau, sardinha, carne em vinha-d’alhos ou de outros ingredientes deliciaram o paladar dos consumidores. Tendo em conta a oferta da culinária duriense, a Bôla de Lamego assume-se como uma das iguarias mais genuínas e distintas do Portugal gastronómico.
A Feira da Bola de Lamego, já conta com a sua III edição. Esta foi uma organização conjunta da autarquia e da Associação de Empresários de Hotelaria do Douro (HTDOURO), com o apoio institucional da Entidade Regional Turismo do Douro, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria de Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de lamego, Confraria Nacional do Espumante e das Caves da Raposeira.

Sugestão de Confecção:
Ingredientes:

1 kg de farinha;
12 ovos;
50 g de fermento de padeiro;
0,5 dl de azeite;
gema de ovo para dourar;
sal;
Para o recheio:

frango assado desfiado;
chouriço às rodelas;
presunto às fatias finas

Amassa-se a farinha com os ovos, mistura-se o fermento desfeito em água morna, o sal e o azeite. Continua a amassar-se até ficar uma massa maleável. Cobre-se com um pano e deixa-se levedar. Estende-se metade da
massa e colocam-se as carnes do recheio por cima. De seguida cobre-se com a restante massa e doura-se com gema de ovo. Leva-se ao forno médio a cozer.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Deixe o seu comentário

*
 
 
 
 
Read previous post:
Cavacas de Resende

Cavacas de Resende Nome do Produto regional: Cavacas de Resende Onde Comprar: As cavacas de Resende encontram-se à venda na...

Close