Canoagem no Douro
Canoagem no Douro
Nome do Actividade:
Canoagem no Douro
Informação adicional
O Douro é um local propicio à prática de canoagem, para todos os praticantes ou para os turistas que têm curiosidade em praticar este desporto. Aqui fica a informação dos rios mais indicados à canoagem no Douro:
Varosa
O rio Varosa é um dos mais belos percursos da região. Atravessa os municípios de Tarouca e Lamego e desagua do rio Douro. Durante o seu percurso, o Varosa oferece cenários paradisíacos. As pontes romanas, os moinhos, as casas rústicas e a vegetação selvagem fazem deste itinerário um passeio deslumbrante.
Este rio tem inúmeros rápidos e quedas de água que se intensificam nos meses de Inverno. Entre Novembro e Maio, o caudal possibilita a prática de canoagem de águas bravas e hidrospeed. Nas épocas de cheia, quando os rios correm a toda a força, os amantes do rafting encontram as condições ideais para a diversão e a aventura. No Verão, apenas é possível a prática de canyonning devido aos baixos valores de pluviosidade que se registam.
• Extensão -15,7 quilómetros
• Cota inicial – 690 metros
• Cota final – 60 metros
• Canoagem:
Águas calmas – Albufeira da Barragem do Varosa
Águas bravas – troço 1 (nível l e ll)/troço2 (nível IV e V)/troço4(nível II e IlI)
Rio Varosa
Troço 1
Siga pela EM 226 (Lamego-Moimenta da Beira). Um quilómetro depois da Ponte Nova vire à direita em direcção a Mondim da Beira. O local para embarcar é junto da ponte romana.
Troço 2
Pela EN 226 (Lamego-Moimenta da Beira), depois de passar a Ponte Nova siga em direcção a Salzedas e Ucanha (EN 520). No centro da aldeia de Ucanha, junto à Ponte fortificada é o local de embarque.
Troço 3
Pela EN 226 (Lamego-Moimenta da Beira), vire à esquerda antes da Ponte Nova em direcção a Gouviães. Chegando a esta aldeia, siga a estrada principal até chegar ao rio.
Troço 4
Siga pela EN 226 (Lamego-Moimenta da Beira). Antes de chegar a Britiande, vire à esquerda em direcção a Várzea de Abrunhais e Eira Queimada. Terminando a estrada em asfalto encontra um caminho de terra batida que vai dar ao rio.
Rio Távora
Barragem do Vilar
Pela EN 226 até Moimenta da Beira. Aqui, continue pela EN 323 em direcção a Tabuaço e, ao quilómetro 62,vire para a Estrada Municipal 505-1, rumo à aldeia de Vilar. Chegando à Barragem do Vilar encontra uma série de infra-estruturas de apoio, ancoradouros, praias e parques de merendas.
Foz do Távora
Tome a EN 313 a partir do nó de Armamar/Valdigem do IP3. Siga até ao cruzamento das pontes da Régua e continue pela EN 222. Ao quilómetro 149 tome a EN 323 que vai para Tabuaço e depois siga pela Estrada Municipal 1587 em direcção à ponte da Desejosa, onde deve embarcar.
Sugestão de Actividade ou evento de Canoagem
Canoagem no Douro Internacional – 3 a 6 de Junho
Esta área permanece uma das mais agrestes e desconhecidas do rio Douro, onde ele corre mais selvagem, numa fenda abrupta ao longo de mais de 130 km partilhados com Espanha. Praticar aqui Canoagem é um privilégio, onde se podem avistar no meio do silêncio espécies de aves ameaçadas, entre as quais aquelas que nidificam nas fendas das falésias, como o Abutre do Egipto, a Cegonha Preta, o Grifo ou a Águia Real.
O programa propõe uma aventura de 4 dias, onde além dos percursos em canoa ao longo de alguns troços seleccionados, não faltam visitas guiadas, passeios pedestres e, claro, a gastronomia para retemperar forças.
Para esta iniciativa, a AMDS conta com o apoio da Sabor, Douro e Aventura, responsável por toda a logística do programa.
Para mais informações e inscrições, contactar: http://www.amdourosuperior.pt/ ou http://www.sabordouro.com/.
Preço por pessoa: 90 € sem alojamento.
Comentários
Powered by Facebook Comments
Deixe o seu comentário